Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

1º Mostra de Cinema Cubano no ECLA

ECLA - ESPAÇO CULTURAL LATINO AMERICANO. RUA ABOLIÇÃO-244-BELA VISTA-SÃO PAULO-São Paulo. Contato: (11) 31047401.

Cineclube Walter da Silveira -  Acontecem todas Quartas-feiras-19:30h Tem como objetivo projetar audiovisuais  com temas diversos. Promovendo o debate junto com  a comunidade e interessados. Gratuito.

*** 1ª MOSTRA DE CINEMA CUBANO NO ECLA ***

O Cubano Felix Contreras apresenta quatro filmes relevantes do cinema da ilha com legendas em português e dois documentários sobre a música cubana.

* 11-05-2011- QUARTA-FEIRA, às 20h.

Filme-294

  ******A Bela do Alhambra******

Premio Goya da Academia de Artes y Ciências Cinematográficas da Espanha  Havana, 1920. O famoso filme conta a historia do Teatro Alhambra de Havana (1900--1935) e sua vedete Rachel, revista musical, muito popular. Rachel trabalha como corista em circo de má sorte, onde somente tem a oportunidade de ser prostituta mas, ela sonha com outros caminhos: ser amada por um só homem e ser uma grande estrela. Sua meta é o famoso Teatro Alhambra, lugar muito peculiar, singular, para homens, onde está nascendo uma expressão nacional da arte teatral, crítica. Ela seria A Bela do Alhambra. Baseada no romance Canção de Rachel de Miguel Barnet.  1990.

 

Roteiro e Direção: Enrique Pineda Barnet
Com: Beatriz Valdés, César Evora, Ramoncito Veloz,
Direção Musical: Gonzalo e Mario Romeu.
Produzida pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).

* 18-05-2011 – QUARTA-FEIRA, as 20h.

Filme-l%C3%BAcia 2

**********LUCIA*********

A dramática trilogia de relatos conta para nós, em 1895, 1933 e 199..., os esforços da emancipação dos cubanos e, sobretudo, a participação das mulheres nessa luta da liberdade, de três mulheres cubanas chamadas Lucia, a primeira, que põe o rosto á traição e a vingança nos tempos da Cuba colonial. A segunda Lucia é arrastada pela corrente da frustração nos tempos da “pseudo” república corrupta e, a terceira, lutadora, corajosa e rebelde diante dos preconceitos que ainda ficam  na nova Cuba da Revolução, não quer obedecer ao marido machista, rei da mulherada, que só quer uma mulher para "rainha da residência e dos bons costumes" que fala a tradição.

Direção: Humberto Solás Roteiro: Humberto Solás, Julio García Espinosa e Nelson Rodríguez. Produzida pelo Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). Música: Leo Brouwer, Joseíto Fernández. Com: Raquel Revuelta, Eslinda Núñez, Adela Legrá e Adolfo Llauradó. Muito tempo depois de sua estréia, Lucia "é paradigma, referencia obrigatória, tabua de comparação" (Joel do Rio) no cinema cubano.

* 25-05-201-QUARTA-FEIRA, às 20h.

*****HELLO HEMINGWAY*****

A garota Laurita é vizinha do escritor Ernest Heminway na Havana de 1956, a garotinha luta para acabar o vestibular para entrar à universidade e, de repente cai em suas mãos o romance O velho e o Mar e, na sua intimidade ela começa fazer comparações paralelas entre a historia do pescador Santiago e sua própria vida. "O filme está saturado do espírito da obra Hemingwayano em seu sentido mais universal: o homem na luta pelo seu sonho sempre mais além de suas possibilidades. Que pode ser destruído mas, jamais será vencido" (Gladys Rodríguez Ferrero) Hello Hemingway apresenta o interesse adicional de imagens do patrimônio hemingweyano existente em Cuba nos arquivos do Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), e que permitem conhecer mais a vida do grande escritor norte americano.

Direção e Roteiro: FERNANDO PEREZ . Com: Laura de la Uz, Raul Paz, Martha del Río, Herminia Sánchez.

* 01-06-2011 – QUARTA-FEIRA ,  às 20h.

DOCUMENTÁRIOS:

 ***NOSSA A MÚSICA***

Como no balcão do bar noturno ou o lunetário do teatro ou entre os intérpretes, com uma aproximação inquisitiva e amorosa, (Rogelio) mostra a imagem e a força daqueles que animarão nossas noites e fizeram mais amáveis nossos romances e insônias, recheando a solidão  de som amáveis, de ritmos e melodia (Reinaldo Gonzáles) – 1964.

Com: Bola de Neve (Ignacio Villa Fernández), Celeste Mendoza. Ana Gloria, Elena Burke, Charanga Francesa, Septeto Nacional de Ignacio Piñeiro, Silvio e Ada, Quinteto Instrumental de Música Moderna, Orquestra de Félix Chapottin, Comparsa do Cocuyé, Grupo Orilé. Conjunto Folklórico Nacional,  Trova Santiaguera.

*O MAMBO E O CHA CHA CHÁ*

Dois documentários (DVD) de importantes gêneros da música cubana. Suas orígens, evolução e figuras. Músicas: Enrique Jorrín e Dámaso Pérez Prado  e suas repercussões no mundo.

Direção e Roteiro: Rogelio Paris Fotografía: Antonio Tucho Rodríguez e José López. Edição: Nelson Rodríguez Produzidos pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário